segunda-feira, 18 de abril de 2011

F1 2010


Para o ano de 2010, já vimos vários jogos dentro do universo desportivo a serem lançados, muitos deles alusivos ao ano em que estamos, como o PES 2010, FIFA 10. E agora prestes a ser lançado, vamos ver a aposta da Codemasters para o novo jogo oficial do desporto automobilístico Formula 1, com F1 2010. Depois da companhia adquirir os direitos de um dos desportos mais famosos do mundo, lançou para a Wii, PSP e iPhone em 2009, F1 2009, um jogo que ficou um pouco aquém daquilo que a Codemasters consegue fazer, mas abriu o apetite para os mais expectantes entre esta nova fusão de grandes companhias. Um dos grandes títulos baseado em Formula 1 foi o antigo Grand Prix 4F1 2010 consegue estar à altura deste gigante?

Para a edição 2010 que irá ser lançada para a Xbox 360, PS3 e PC, a equipa da Codemasters pegou mais uma vez no motor que deu a vida a grandes títulos como Race Driver GRiD ou Colin McRae: DiRT, o motor EGO, motor este que já tinha sido usado em F1 2009. Dando uma mecânica geral semelhante a GRiD ou DiRT no que toca a apresentação, no jogo em geral, a Codemasters apostou forte no que toca ao grafismo e na apresentação em geral, sem sacrificar a jogabilidade, mais uma vez, dando-lhe um ambiente e uma sensação de desempenho do carro muito semelhante a GRiD. Nesta edição vamos encontrar todos as 12 equipas e 24 pilotos disponíveis na temporada 2010 com a excepção dos recém integrados Sakon Yamamoto e Nick Heidfeld.

lançado em 2002, será que

Mais precisamente, em F1 2010, vamos poder encontrar as seguintes equipas com os seus supostos pilotos: Vodafone McLares Mercedes com Jenson Button e Lewis Hamilton; Mercedes GP Petronas F1 Team com Michael Schumacher e Nico Rosberg; Red Bull Racing com Sebastian Vettel e Mark Webber; Scuderia Ferrari Marlboro com Felipe Massa e Fernando Alonso; AT&T WilliamsRubens Barrichelo e Niko Hülkenberg; Renault F1 Team com Robert Kubica e Vitaly Petrov; Force India F1 Team com Adrian Sutil e Vitantoni Liuzzi; Scuderia Toro Rosso com Sébastian Buemi e Jaime Alguersuari; Lotus Racing com Jarno Trulle e Heikki Kovalainen; Hispania Racing F1 Team com Karun Chandhok e Bruno Senna, BMW Sauber F1 Team com Nick Heidfeld e Kamui Kobayashi; e por fim Virgin Racing com Timo Glock e Lucas di Grassi.
com
As pistas são Bahrain International Circuit, Sakhir; Albert Park Grand Prix Circuit, Melbourne; Sepang Internation Circuit, Kuala Lumpur; Shangai International Circuit; Circuit de Catalunya, Barcelona; Circuit de Monaco, Monte Carlo; Istanbul Park; Circuit Gilles Villeneuve, Montreal; Valencia Street Circuit; Silverstone Circuit; Hockenheimring; Hungaroring, Budapest; Circuit de Spa-Francorchamps, Spa; Autodromo Nazionale Monza; Marina Bay Street Circuit; Suzuka Circuit, Suzuka; Korean International Circuit, Yeongam; Autódromo José Carlos Pace, São Paulo; e por fim Yas Marina Circuit.
Ao iniciar o jogo pela primeira vez, o jogador estará a dar uma entrevista, e as perguntas irão servir como modo de escrevermos o nosso e determinar a dificuldade em geral. Em seguida iremos passar por um tutorial sobre os vários modos F1 2010 engloba, sendo que estes não inovam em qualquer patamar. Os modos que iremos ter em F1 2010 são Career, Grand Prix, Time Trial e Multiplayer. No modo Career iremos testar as nossas capacidades para uma equipa de baixa qualidade ao ingressarmos no Campeonato do Mundo de Formula 1. Neste modo vamos poder escolher o nosso capacete, sendo que existem capacetes alusivos ao país que vamos representar. Como iremos representar uma equipa de baixo nível, os objectivos da equipa serão da mesma forma pouco ambiciosos, pedindo-nos para simplesmente finalizar em lugares muito baixos. Assim que a nossa performance melhorar, irão surgir mais oportunidades de equipas mais fortes para nos quererem contratar.

O clássico modo Grand Prix irá levar o jogar a vestir a pele de um dos pilotos oficiais de Formula 1 e competir no Campeonato Mundial de Formula 1 edição 2010. Este modo poderá ser personalizado, sendo possível alterar a ordem de algumas pistas, criar uma lista totalmente nova com o mesmo número de provas ou com outro número à nossa escolha, ou então participar em apenas uma prova de todas as pistas disponíveis. Se são mais perfeccionistas, e preferem testar com antecedência qualquer uma das pistas ao nosso dispor, então podem entrar no modo Time Trial, onde completamente sozinho e sem problemas de grande afluência de carros em pista, poderemos praticar e aperfeiçoar todos os cantos da nossa pista de eleição. Infelizmente, devido a restrições da plataforma Debug da PS3, não nos foi possível testar o modo Multiplayer.

Antes de qualquer modo que envolva uma prova contra outros pilotos, irá-nos ser perguntado a duração da prova em percentagem, a duração de todas as secções desde o treino, qualificação até à corrida, sendo possível saltá-las num instante, à dificuldade dos nossos oponentes, até à escolha de um estado meteorológico. Antes de nos fazermos à estrada, iremos estar na boxe com um ecrã em cima do carro, para assim podermos verificar tempos, verificar estatísticas da pista como volta mais rápida de sempre, voltas de uma prova, ou então modificar certos aspectos no carro como as asas aerodinâmicas e afins. Para além do ecrã, vamos poder falar com o engenheiro da boxe, a fim de ao invés de personalizar e configurar o carro ao pormenor, podemos escolher entre várias opções pré-definidas, iremos também escolher o nosso conjunto de pneus ou então sair da boxe, sendo que poderemos escolher entre sair normalmente, começar automaticamente na recta da meta, ou então começar automaticamente num dos vários sectores da pista.

Em termos de condução, o carro comporta-se de uma maneira muito realista, sendo que poderemos ajustar todo o género de assistências para encaixarem-se na nossa maneira de jogar, ou na nossa experiência no que toca a jogos de Formula 1 ou de condução. Ao retirarmos todo género de assistências, o carro comporta-se de uma maneira mais realista e mais instável, o que é necessário reduzir todo género de movimentos brusco ou acelerações até ao fundo do pedal, ao que nos arriscamos a perder o controlo total do carro. Os nossos oponentes estão muito bem programados no que toca a inteligência artificial, afastando-se sempre que vêem que estão a andar devagar ou a atrapalhar alguém que se encontra a tentar bater um tempo, mas mesmo assim, a movimentação destes na pista é demasiado estática e brusca, dando a sensação de estarem presos a algo como se fossem comboios. Cada carro que iremos conduzir comporta-se individualmente diferente. Ao conduzirmos um carro de fraca qualidade, iremos notar um comportamento menos acessível na pista, e este ponto poderá ser comprovado ao experimentar um carro de uma equipa mais fraca, e em seguida testar outro de uma equipa mais forte.
Os juízes na prova podem tornar-se bastante injustos, sendo que por vezes podem impor-nos penalizações em razões completamente absurdas. Por vezes podemos estar a receber penalizações por uma curva mal calculada, curva esta que foi executada de uma maneira que não ajuda na prova ou tempo de qualificação, sob a pena de estarmos a “cortar caminho”, onde efectivamente, simplesmente estamos a perder tempo ou posições. Por vezes somos também penalizados em situações onde podemos ficar com o carro virado ao contrário no meio da pista após um despiste, e se ficarem carros parados à nossa frente, somos automaticamente avisados ou penalizados por obstrução de pista. Outro ponto negativo e ainda mais frustrante, é o facto de existirem oponentes que podem colidir com o nosso carro, onde em seguida ser-nos-á atribuído a nós a culpa pela colisão e um aviso ou penalização.

Graficamente, F1 2010 podia ter animações mais trabalhadas, como a dos jornalistas, do nosso agente e dos nossos mecânicos, mas certamente o que prima pela grandiosidade e detalhe refinado, são os circuitos, as pistas e os efeitos meteorológicos. As pistas estão muito bem recriadas em F1 2010, com certos detalhes muito bem reais e detalhadamente reproduzidos. Os carros estão bem detalhados e fidedignos da sua aparência original. As alterações climatéricas, mais precisamente, durante uma prova na chuva, a atenção ao detalhe é fenomenal. O ecrã enche-se de pingos de chuva, e água que fica em cima do carro desliza para a parte de trás do carro após atingida uma velocidade considerável. A água na própria pista também se encontra muito bem realista. Em termos sonoros, F1 2010 encontra-se razoável, com os barulhos de motor de um Formula 1 muito bem real, e uns actores de voz por assim dizer, simples.

Se são fãs do Campeonato Mundial de Formula 1, e adoram jogos baseados no mesmo, então F1 2010 é o vosso jogo de escolha. A Codemasters foi frontal no toca ao design do jogo, não se poupando em muitos pormenores, mas a enfatizar ao máximo a experiência de conduzir este monolugar. Certos detalhes como a deslocação dos carros na pista ou o critério de avaliação dos juízes podiam estar mais trabalhados, podendo afectar ligeiramente a experiência em si. Mas com uma jogabilidade bastante viciante e um grafismo soberbo, F1 2010 merece ser experimentado por todos.



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