quarta-feira, 20 de abril de 2011

Batman: Arkham Asylum



Embora não seja o super-herói mais conhecido do mundo,Batman têm sido certamente bem servido nos últimos tempos, com dois filmes de grande qualidade (com destaque para o incontornável The Dark Knight), várias séries de animação e até presença assídua na Justice League da DC Comics. Aproveitando o sucesso de The Dark Knight, eis que chega agora à PS3, Xbox 360 e PC,Batman: Arkham Asylum. Será que está ao nível do sucesso recente do super-herói?

Tal como o nome o diz, Batman: Arkham Asylum têm lugar em Arkham Asylum, a prisão deGotham City para os assassinos psicopatas (que é o que não falta nesta cidade). A História começa com a chegada a Arkham Asylum de Batman com Joker debaixo de custódia, após o louco ter evadido Arkham algum tempo antes. Depois de uma longa viagem até à zona prisional, Joker consegue escapar dos guardas e atrair Batman para uma armadilha já preparada com auxílio de Harley Quinn.

Batman: Arkham Asylum - A entrega de Joker
Assim começa a história deBatman: Arkham Asylum, enquanto Batman persegueJoker pela prisão, e vai desfazendo as armadilhas e eliminando os aliados de Joker, que conta com presenças de peso e inimigos de longa data deBatman, como a já referidaHarley Quinn, Killer Croc,Poison Ivy, Scarecrow, Bane,entre outros clássicos.

A acção de Batman: Arkham Asylum divide-se em três áreas de jogabilidade, a exploração, a resolução de enigmas, e por fim, o combate. Arkham Asylum é uma prisão gigantesca com várias áreas para explorar, e esta exploração pode ser feita tanto de forma livre e aberta como usando furtividade. É verdade que por vezes o jogo obriga a ser furtivo, mas na maior parte das vezes podem entrar a matar.
Os puzzles normalmente são resolvidos com o auxílio do modo de detective, esta função activa a visão nocturna/térmica/raio-x da viseira de Batman, permitindo descobrir passagens secretas, caminhos alternativos, pistas e até saber a linha de acção dos inimigos.



Batman: Arkham Asylum - Luta contra um capanga
No entanto, o que muitos de vocês devem procurar saber, é como funciona o combate emBatman: Arkham Asylum, e posso dizer que depois de uma má impressão inicial, que o combate está bastante bom e recomenda-se. Batman consegue lutar dando tanto uso aos punhos e pés como fazer contra-ataques directos aos inimigos que se preparam para atacar. O combate funciona na perfeição e faz-nos sentir como o verdadeiro homem morcego, especialmente quando os combates terminam em takedowns onde Batmandeita abaixo um inimigo com um forte impacto. Todo o sistema fluí com tal naturalidade, que parece demasiado simples a início, mas com o passar do tempo e com o aumentar gradual da dificuldade, vão começar a sentir que é necessário alargar o lote de movimentos durante a acção e por vezes, pensar antes de partir para a luta directa.


Ver vídeos de Batman: Arkham Asylum
                                          
Mas este não seria um jogo de Batman, se não vosse possível agir directamente das sombras, e para tal, Batman: Arkham Asylum coloca várias ferramentas aos dispor do jogador. É possível usar o Grapple para subir para superfícies mais altas, (Arkham Asylum parece ter mais estátuas de gárgulas que Notre Damme) e daí passar pelos inimigos indetectado, ou até mesmo tomar acção directamente das alturas e abater os 
Batman: Arkham Asylum - Luta corpo a corpo em todas as direcçoes
inimigos com um mergulho "àBatman". É também possível ficar agarrado a zonas altas por cima dos inimigos de forma a apanha-los de surpresa, o que resulta em momentos de espectacularidade ao estiloBatman, até agora só vistos nos livros e na série animada.

Passando para o departamento o visual, Batman: Arkham Asylum, é um autêntico luxo, tanto a nível de menus como nos gráficos em geral. Tudo transpira a ambiência da série Batman, com um ambiente carregado e sombrio, que varia consoante as situações pelas quais o cavaleiro das trevas vai ter de passar. Os cenários estão altamente pormenorizados e carregados de história, fazendo transparecer que Arkham Asylum é um sítio que já existe há vários anos e que muito já se passou dentro daquelas paredes. As personagens estão muito bem trabalhadas e pormenorizadas, com especial destaque para todas as personagens principais, que sofreram um notório tratamento de grande qualidade.

Quanto ao departamento sonoro, é evidente que tudo foi feito para acompanhar a qualidade de todo o restante conteúdo, com uma banda sonora épica que condiz muito bem com o ambiente de Batman: Arkham Asylum. Porém quando falamos do trabalho vocal, volta a não haver
Batman: Arkham Asylum - Detective mode
queixas, sendo as vozes oferecidas pelos actores que emprestaram as suas vozes nas animações, como é o caso deKevin Conroy e Mark Hamill a fazer brilhantemente as vozes deBatman e Joker, respectivamente. Embora nem todos os restantes cheguem ao mesmo nível de qualidade, o trabalho vocal está muito bem conseguido.

Para além da história, há muito para fazer em Batman: Arkham Asylum. Existem diversos troféus escondidos, colocados estrategicamente pelo inimigo The Riddler (Enigma na versão portuguesa), algumas Bio’s das personagens de relevo, e ainda desbloquear os sempre desejados troféus ou Achievements(dependendo da consola).
Existe também um modo de desafio, onde são cronometrados e cotados no ranking online, realizando tarefas que vão desde matar diversos inimigos, até passar 
Batman: Arkham Asylum - Segundos antes do Takedown
por uma sala sem ser detectado. Este modo consegue tornar-se viciante e bastante divertido muito rapidamente.

Que mais haverá a dizer sobreBatman: Arkham Asylum? É um bom jogo sem dúvida. Consegue cumprir a promessa de ser um dos melhores jogos de super-heróis, e ao mesmo tempo ser um jogo baseado numa licença (algo pouco usual) de grande qualidade.
Batman: Arkham Asylum é realmente muito bom e altamente recomendável a todos os jogadores que gostem de acção, plataformas e puzzles. Se forem fãs de Batman, então torna-se um jogo simplesmente obrigatório.




Nenhum comentário:

Postar um comentário